Friday, September 28, 2012

Chegou o Inverno

Pois é! Com a chegada do Outono chega também a chuva. De facto este inicio de Outono faz parecer que estamos no Inverno, mas mesmo assim o Algarve beneficia de menos chuva que a generalidade do País. Já diz o ditado "Portugal é Portugal e o Algarve é outro País".

Bom com a água da chuva a correr para o mar, lá se encosta à terra os robalos e avárias, começa a engorda do peixe e com esta engorda lá vão os pescadores de carreirinha para a costa Norte (para quem não sabe, costa Norte no Algarve vai de Sagres a Odeceixe) na expectativa de bater o maior sargo que alguma vez apanharam.
No entanto, todo este bicho é quebrado quando em Janeiro chega o defeso do sargo na Costa Vicentina, que, como já se viu engloba a costa Norte. Políticos e legisladores de uma figa. Sentados nas suas confortáveis cadeiras pagas pelo povo, tem a lata de cobrar aqueles que são capazes de colher os recursos de todos, e portanto deles mesmos, porque existem outros que não beneficiam ou aproveitam o que também é deles.
É uma situação complexa, até porque os grupos de estudo a quem o governo solicitou pareceres para legislar a costa Vicentina, são compostos maioritariamente por biólogos e ecologistas.

? Alguém conhece um biólogo ou ecologista que não seja extremista no que diz respeito à recolha de recursos biológicos naturais ?

Não, ninguém conhece e estou certo que o parecer destes grupos foi o de interditar por completo. O governo não foi nessa porque isso representa votos. Votos de quem pesca e votos dos amiguinhos dos peixinhos, sem conhecimento ou menosprezando a realidade cultural das gentes daqui e friso, da minha gente.

Bom, já desabafei um pouco esta minha revolta que vem sempre ao de cima quando me lembro do defeso e das restrições que nos criaram, e só me resta desejar a todos os amantes da pesca como eu, uma excelente época 2012/13 de pesca.

No comments:

Post a Comment